Passo a Passo

Atualizado para as monografias do semestre 2024.1

Atenção: Todos os assuntos referentes a monografia devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de monografia do seu curso.


Passo 1: Escolha do(a) orientador(a)

A partir dos temas de seu interesse e das áreas de orientação dos professore(a) do Departamento, entre em contato com o(a)s professor(a)s para definir quem fará sua orientação.

Passo 2: Contrato de Orientação de Monografia

O contrato de monografia deve ser preenchido, assinado e enviado para a coordenação de monografia do seu curso por e-mail ( ou  ) até 31/03/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital.  Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.

Alternativamente, como último recurso, é permitido o envio de um e-mail do(a) orientador(a) para a coordenação de monografia, com cópia para o(a) aluno(a), atestando o vínculo de orientação serve como substituto.


Passo 3: Confirmação de defesa ou Menção I

Confirmação de defesa

O formulário de confirmação de defesa deve ser preenchido, assinado e enviado para a coordenação de monografia do seu curso por e-mail ( ou  ) até 07/06/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Neste documento, deve constar a assinatura do(a)s membros sugeridos para a banca, bem como a sinalização dele(a)s com relação à preferência do recebimento do trabalho (se na forma impressa ou digital) no campo destinado às observações.

Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital.  Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.

Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento  com a assinatura de todo(a)s os participantes.

Menção I

O(a) aluno(a), que por motivo de força maior e plenamente justificado, não conseguir defender a sua monografia até as datas definidas para a realização das defesas presenciais, nos dias 17/06/2024 e 18/06/2024, poderá solicitar a(o) orientador(a) a menção I. Nesse caso, o formulário de menção I deve ser preenchido, assinado e enviado para a coordenação de monografia do seu curso por e-mail ( ou  ) até 07/06/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Importante: Caso a coordenação de monografia do curso acate o pedido, o(a) aluno(a) receberá provisoriamente o conceito I e se a nota final da disciplina não for enviada ao Departamento de Administração Escolar-DAE até o final do período letivo seguinte, será atribuída ao aluno, automaticamente, nota 0 (zero) na disciplina, com todas as suas implicações.

Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital.  Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.

Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento  com a assinatura de todo(a)s os participantes.


Passo 4: Defesa

Envio da monografia para a banca

Cabe ao orientador(a) e/ou a(o) orientando(a) entregar a monografia para o(a)s avaliadore(a)s da banca em tempo hábil para leitura. Sugere-se que, sempre que possível, o trabalho seja entregue em formato digital e com o mínimo 15 dias de antecedência da data da defesa.

Defesa Presencial

As defesas serão realizadas presencialmente nos dias 17/06/2024 e 18/06/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Nos casos das defesas presenciais, a alocação de horários e espaços físicos durante o Período de Defesas é de atribuição da coordenação de monografias, desde que o Formulário de Confirmação de Defesa seja devidamente preenchido e entregue até a data limite.

A data, o horário, o local, e o(a)s membros das bancas serão divulgados pelas coordenações de monografia na Agenda de Defesas.

Atenção: Nos casos em que a defesa ocorrer fora do período definido no Calendário de Monografia do Departamento, será de responsabilidade do(a)s orientadore(a)s e orientando(a)s a organização da defesa (incluídos a alocação de espaços físicos e meios para realizá-las), bem como do envio da versão final do trabalho até 05/07/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Organização da defesa de forma remota

Como padrão, as sessões de defesa devem acontecer de forma presencial. Casos excepcionais, devidamente justificados no formulário de requerimento de defesa remota, serão avaliados pelas coordenações de monografia. Em caso de deferimento, a sessão de defesa deve, na medida do possível, acontecer na plataforma ConferênciaWeb-RNP. É importante que o link para participação da videoconferência seja publicado com antecedência na Agenda de Defesas.

Reforçando que nesses casos, além do formulário de confirmação de defesa, o formulário de requerimento de defesa remota, devidamente preenchido e assinado pelo(a) orientador(a), deve ser enviado à coordenação de monografias do respectivo curso.

Preenchimento da Ata de defesa

Cabe ao orientador(a) e/ou ao orientando(a) preencher os itens pertinentes da Ata de Defesa de Monografia.

No dia da defesa os seguintes itens deverão ser registrados na Ata:

1. A data;

2. Os dados pessoais dos membros da banca e do(a) aluno(a);

3. O código da disciplina (CNM6023 – Economia e CNM7280 – RI);

4. O título do trabalho;

5. A situação da monografia (se aprovada ou não),

6. A nota;

7. O prazo para entrega da versão final;

8. As recomendações da banca examinadora e

9. As assinaturas do(a) orientador(a), do(a) aluno(a) e dos membros participantes.

Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital.  Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.

Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento  com a assinatura de todo(a)s os participantes.


Passo 5: Pós-defesa

Entrega da Ata de Defesa preenchida

Após a realização da defesa e antes que o trabalho seja disponibilizado no Repositório, o(a) estudante deve encaminhar para a coordenação de monografia ( ou  ) a Ata de Defesa para arquivamento do documento até 05/07/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital.  Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.

Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento  com a assinatura de todo(a)s os participantes.

Importante: Ressalta-se que a Ata de Defesa assinada digitalmente por todos os participantes pode ser utilizada como Comprovação/Atestado de Participação em banca. Desse modo, àqueles que assim desejarem, podem ficar com uma cópia do arquivo assinado, para fins de comprovação.

Submissão da versão final do trabalho

O trabalho na sua versão final deverá ter assinatura digital do(a) orientador(a) em uma página específica para esse fim (disponível no template da monografia) e deverá ser encaminhado pelo(a) aluno(a) ao Repositório Digital da UFSC até 05/07/2024, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.

Após o aceite da monografia no Repositório, a coordenação de monografia fará o lançamento da nota no sistema.

Instruções para a versão final

1. Siga o template da Monografia

As normas gerais para deixar a monografia adequada aos padrões da UFSC estão disponíveis em http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/. Fique atento apenas às páginas iniciais, para que elas sigam o template (em que consta a folha para a assinatura digital do orientador).

2. Insira, na versão final, a ficha catalográfica.

Para isso, acesse http://ficha.bu.ufsc.br/

3. Após normalizar o trabalho de acordo com as regras e de ele já ter a ficha catalográfica, envie ao orientador para que ele assine digitalmente a página 4 do template.

4.Com o arquivo em PDF já assinado, fazer o envio do documento ao Repositório Institucional da UFSC (https://repositorio.ufsc.br/).

Os passos para o envio estão disponíveis em https://www.repositorio.ufsc.br/manuais/ e no Manual de Submissão de TCC .

Lançamento das notas

Após o envio da versão final no repositório, o arquivo será chancelado pela coordenação de monografia. A partir disso, é feito o lançamento da nota. Mediante a avaliação do cumprimento das exigências para a entrega da versão final, a Coordenação de Monografia fará o aceite e a inserção das notas no sistema, respeitando o prazo de 15/07/2024estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.


Coordenação de Monografia de Economia

Coordenador: Prof. Pedro Luiz Paolino Chaim

Contato: 

Portaria 018/CSE/2022 – Coordenador de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas

Art. 1º – DESIGNAR PEDRO LUIZ PAOLINO CHAIM para exercer as funções de Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Economia.

Atenção: Todos os assuntos referentes a monografia devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de monografia do seu curso.


Coordenação de Monografia de Relações Internacionais

Coordenadora: Prof. Klaus Guimarães Dalgaard

Contato: 

Portaria 033/2023/CSE – Coordenador de Monografia do Curso de Graduação em Relações Internacionais

Art. 1º – DESIGNAR Klaus Guimarães Dalgaard para a função de Coordenação de Monografia do curso de Relações Internacionais.

Atenção: Todos os assuntos referentes a monografia devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de monografia do seu curso.



Antes de entrar em contato, consulte se a sua dúvida já foi respondida na Seção de Perguntas Frequentes.