Passo a Passo
Passo 1: Escolha do(a) orientador(a)
A partir dos temas de seu interesse e das áreas de orientação dos professore(a) do Departamento, entre em contato com o(a)s professor(a)s para definir quem fará sua orientação.
Passo 2: Contrato de Orientação de Monografia
O contrato de monografia deve ser preenchido, assinado e enviado para a coordenação de monografia do seu curso por e-mail ( ou
) até 05/05/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital. Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.
Alternativamente, como último recurso, é permitido o envio de um e-mail do(a) orientador(a) para a coordenação de monografia, com cópia para o(a) aluno(a), atestando o vínculo de orientação serve como substituto.
Passo 3: Confirmação de defesa
Confirmação de Defesa
O formulário de confirmação de defesa deve ser preenchido, assinado e enviado para a coordenação de monografia do seu curso por e-mail ( ou
) até 08/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Neste documento, deve constar a assinatura do(a)s membros sugeridos para a banca, bem como a sinalização dele(a)s com relação à preferência do recebimento do trabalho (se na forma impressa ou digital) no campo destinado às observações.
Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital. Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.
Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento com a assinatura de todo(a)s os participantes.
Menção I
O(a) aluno(a), que por motivo de força maior e plenamente justificado, não conseguir defender a sua monografia até as datas definidas para a realização das defesas presenciais, nos dias 21/07/22 e 22/07/22 , poderá solicitar a(o) orientador(a) a menção i. Nesse caso, o formulário de menção i deve ser preenchido, assinado e enviado para a coordenação de monografia do seu curso por e-mail ( ou
) até 08/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Importante: Caso a coordenação de monografia do curso acate o pedido, o(a) aluno(a) receberá provisoriamente o conceito i e se a nota final da disciplina não for enviada ao Departamento de Administração Escolar-DAE até o final do período letivo seguinte, será atribuída ao aluno, automaticamente, nota 0 (zero) na disciplina, com todas as suas implicações.
Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital. Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.
Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento com a assinatura de todo(a)s os participantes.
Passo 4: Defesa
Envio da monografia para a banca
Cabe ao orientador(a) e/ou a(o) orientando(a) entregar a monografia para o(a)s avaliadore(a)s da banca em tempo hábil para leitura. Sugere-se que, sempre que possível, o trabalho seja entregue em formato digital e com o mínimo 15 dias de antecedência da data da defesa.
Defesa Presencial
As defesas serão realizadas presencialmente nos dias 21/07/22 e 22/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Nos casos das defesas presenciais, a alocação de horários e espaços físicos durante o Período de Defesas é de atribuição da coordenação de monografias, desde que o Formulário de Confirmação de Defesa seja devidamente preenchido e entregue até a data limite.
A data, o horário, o local, e o(a)s membros das bancas serão divulgados pelas coordenações de monografia na Agenda de Defesas até 15/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Atenção: Nos casos em que a defesa ocorrer fora do período definido no Calendário de Monografia do Departamento, será de responsabilidade do(a)s orientadore(a)s e orientando(a)s a organização da defesa (incluídos a alocação de espaços físicos e meios para realizá-las), bem como do envio da versão final do trabalho até 28/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Organização da defesa de forma remota
Excepcionalmente as bancas poderão ser conduzidas de forma remota, desde que a solicitação seja justificada pelo(a) aluno(a) e orientador(a) e aprovada pela coordenação de monografia.
Também nesses casos será de responsabilidade do(a)s orientadore(a)s e orientando(a)s a organização da defesa (incluídos a organização da banca e a plataforma virtual para realizá-la), bem como do envio da versão final do trabalho até 28/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Fica sob responsabilidade do(a) orientador(a), em conjunto com o(a) orientando(a) a escolha da plataforma virtual em que ocorrerá a defesa de monografia e, tendo em vista a possível dificuldade de professore(a)s/orientadore(a)s e orientando(a)s com o formato digital, a gravação da defesa não é obrigatória.
Além disso, nos casos em que a defesa da monografia ocorra remotamente, a ampla divulgação pode implicar em muitas pessoas no sistema e a dificuldade ou colapso da plataforma. Nesse sentido, fica a critério do(a) orientador(a), em conjunto com o(a) orientando(a), divulgação da defesa de monografia (se optarem por realizá-la).
Preenchimento da Ata de defesa
Cabe ao orientador(a) e/ou ao orientando(a) preencher os itens pertinentes da Ata de Defesa de Monografia.
No dia da defesa os seguinntes itens deverão ser registrados na Ata:
1. A data;
2. Os dados pessoais dos membros da banca e do(a) aluno(a);
3. O código da disciplina (CNM7101 – Economia e CNM7280 – RI);
4. O título do trabalho;
5. A situação da monografia (se aprovada ou não),
6. A nota;
7. O prazo para entrega da versão final;
8. As recomendações da banca examinadora e
9. As assinaturas do(a) orientador(a), do(a) aluno(a) e dos membros participantes.
Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital. Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.
Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento com a assinatura de todo(a)s os participantes.
Passo 5: Pós defesa
Entrega da Ata de Defesa preenchida
Após a realização da defesa e antes que o trabalho seja disponibilizado no Repositório, o(a) estudante deve encaminhar para a coordenação de monografia ( ou
) a Ata de Defesa para arquivamento do documento até 28/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Atenção: A assinatura do(a) aluno(a) e do(a)s orientadore(a)s deve ser preferencialmente digital. Caso o(a) aluno(a) ou o(a)s orientadore(a)s não tenham a Assinatura Digital da UFSC, é possível utilizar a Plataforma Assinador do Governo Federal para assinar o documento.
Alternativamente, como último recurso, é permitido que o documento seja impresso, assinado e posteriormente digitalizado para que o(a) aluno(a) envie o documento com a assinatura de todo(a)s os participantes.
Importante: Ressalta-se que a Ata de Defesa assinada digitalmente por todos os participantes pode ser utilizada como Comprovação/Atestado de Participação em banca. Desse modo, àqueles que assim desejarem, podem ficar com uma cópia do arquivo assinado, para fins de comprovação.
Submissão da versão final do trabalho
O trabalho na sua versão final deverá ter assinatura digital do(a) orientador(a) em uma página específica para esse fim (disponível no template da monografia) e deverá ser encaminhado pelo(a) aluno(a) ao Repositório Digital da UFSC até 28/07/22, prazo estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Após o aceite da monografia no Repositório, a coordenação de monografia fará o lançamento da nota no sistema.
Instruções para a versão final
1. Siga o template da Monografia
As normas gerais para deixar a monografia adequada aos padrões da UFSC estão disponíveis em http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/. Fique atento apenas às páginas iniciais, para que elas sigam o template (em que consta a folha para a assinatura digital do orientador).
2. Insira, na versão final, a ficha catalográfica.
Para isso, acesse http://ficha.bu.ufsc.br/
3. Após normalizar o trabalho de acordo com as regras e de ele já ter a ficha catalográfica, envie ao orientador para que ele assine digitalmente a página 4 do template.
4.Com o arquivo em PDF já assinado, fazer o envio do documento ao Repositório Institucional da UFSC (https://repositorio.ufsc.br/).
Os passos para o envio estão disponíveis em https://www.repositorio.ufsc.br/manuais/ e no Manual de Submissão de TCC .
Lançamento das notas
Após o envio da versão final no repositório, o arquivo será chancelado pela coordenação de monografia. A partir disso, é feito o lançamento da nota. Mediante a avaliação do cumprimento das exigências para a entrega da versão final, a Coordenação de Monografia fará o aceite e a inserção das notas no sistema, respeitando o prazo de 09/08/22, estipulado no Calendário de Monografia do Departamento para o semestre.
Coordenação de Monografia de Economia
Coordenador: Prof. Pedro Luiz Paolino Chaim
Portaria 018/CSE/2022 – Coordenador de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Art. 1º – DESIGNAR PEDRO LUIZ PAOLINO CHAIM para exercer as funções de Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Economia.
Atenção: Todos os assuntos referentes a monografia devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de monografia do seu curso.
Coordenação de Monografia de Relações Internacionais
Coordenadora: Profª. Camila Feix Vidal
Portaria 017/CSE/2022 – Coordenadora de Monografia do Curso de Graduação em Relações Internacionais
Art. 1º – DESIGNAR CAMILA FEIX VIDAL para exercer as funções de Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Relações Internacionais.
Atenção: Todos os assuntos referentes a monografia devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de monografia do seu curso.
Antes de entrar em contato, consulte se a sua dúvida já foi respondida na Seção de Perguntas Frequentes.