Estágio


Passo 1: Registro do Estágio no Sistema SIARE

Após ter conseguido a vaga de estágio, o aluno deverá cadastrar seu estágio no sistema SIARE (Sistema de informação para acompanhamento e registro de Estágio) no site https://siare.sistemas.ufsc.br/. Para isso, o aluno terá que ter algumas informações da empresa necessárias para concluir seu pedido. Mesmo havendo um Termo de Compromisso da Empresa, é necessário também o do sistema SIARE.

Preenchimento do SIARE

  • Relacionar alguma disciplina do curso que tenha alguma relação com as atividades a serem desenvolvidas;
  • Jornada semanal até 30 horas semanais;
  • Título do estágio. O título sintetiza as atividades desenvolvidas e aparece no Certificado de Estágio;
  • As atividades desenvolvidas durante o estágio deverão estar de acordo com sua formação;
  • Nome do orientador da UFSC – Poderá ser o próprio Coordenador de Estágios. DADOS DO(A) CONCEDENTE (empresa em que vai estagiar)
  • CNPJ do(a) concedente (se o estágio não for na UFSC);
  • Nome e Profissão da pessoa que será seu supervisor/preceptor no local do estágio;
  • Nome do representante do(a) concedente. Pessoa que assinará o TCE;
  • Local/Setor onde o estágio será realizado dentro do(a) concedente;
  • Todo estagiário, por força da lei, deve possuir um seguro contra acidentes pessoais. O SIARE-Estudante determina, a partir das informações fornecidas, de quem é a responsabilidade por contratar e pagar o seguro. Se o seguro for pago pela UFSC, nenhuma informação será solicitada (os dados já estão cadastrados; se o seguro NÃO for pago pela UFSC, será solicitado:
  • Nome da Seguradora
  • CNPJ da Seguradora
  • Número da Apólice de Seguro


Passo 2: Autorização do Estágio

Efetuados estes procedimentos, a Coordenadoria de Estágios receberá, via online, sua solicitação e fará análise. Após análise, você receberá online, as informações das providências a serem tomadas.

Importante: Seu estágio só será efetivado após as assinaturas: primeiro a do responsável da Empresa e, por último, a do coordenador de estágios. Sendo a bolsa paga pela UFSC, a última assinatura é a da direção do DIP.


Passo 3: Relatório de Estágio Não Obrigatório (RAENO)

A cada 6 meses os estagiários deverão preencher no sistema o RAENO PARCIAL (somente preencher e enviar via sistema) e ao final do estágio o RAENO FINAL, este deverá ser aprovado pela coordenadoria de estagio e deverá ser entregue impresso e assinado pela empresa para procedermos a conclusão do mesmo. O aluno que não entregar o RAENO FINAL terá problemas com o CAGR e no final do curso com sua formatura.


Passo 4: Continuidade/Rescisão do Estágio

Continuidade do Estágio

Para que o vínculo com o estágio seja mantido, o(a) aluno(a) deverá estar com a documentação do estágio em dia e frequentando as aulas.

Rescisão do Estágio

O(a) acadêmico(a) que sair do estágio antes do tempo determinado no Termo de Compromisso, deverá solicitar a rescisão no próprio sistema SIARE, esperar que seja avaliado pelo coordenador e depois imprimir, colher a assinatura da empresa e entregar na Coordenadoria de Estágios para procedermos o cancelamento do mesmo no sistema.


Passo 5: Alterações no Estágio

O sistema dispõe de um termo aditivo, que deve ser preenchido pelo(a) aluno(a), e aprovado pelo coordenador de estágio, após aprovação o(a) aluno(a) deve gerar o termo, colher assinatura da empresa e entregar na coordenação de estágio para fazer parte do termo de compromisso anteriormente assinado. Neste termo você poderá prorrogar o período do estágio, mudar nome do supervisor, valor da bolsa e outras informações.


Coordenação de Estágios de Economia

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos de Carvalho Júnior

Contato:

Portaria 104/CSE/2020 – Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Ciências Econômicas

Art. 1º DESIGNAR Luiz Carlos de Carvalho Júnior, SIAPE 1159056, na função de Coordenador de estágio Supervisionado do Curso de ciências econômicas, a partir de 01 de agosto de 2020.

Atenção: Todos os assuntos referentes a estágios devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de estágios do seu curso.


Coordenação de Estágios de Relações Internacionais

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Seabra

Contato: 

Portaria 059/CSE/2020 – Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Relações Internacionais

Art. 1º DESIGNAR Fernando Seabra, para exercer a função de Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Relações Interacionais, a partir de 12 de setembro de 2020, para um mandato de 02 (dois) anos.

Atenção: Todos os assuntos referentes a estágios devem ser tratados diretamente com o(a) coordenador(a) de estágios do seu curso.



Antes de entrar em contato, consulte se a sua dúvida já foi respondida na Seção de Perguntas Frequentes.