Ciclo 10 anos – PPGRI/UFSC

05/08/2021 14:49

Em 2021 a Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC está fazendo 10 anos e para celebrar essa data tão importante para nós estamos lançando o “Ciclo 10 anos – PPGRI/UFSC”. O Ciclo será composto por diversas atividades que busquem dar visibilidade aos projetos de pesquisa do PPGRI e a análise de diversas temáticas que moldam a nossa área de estudo. Teremos Webinars, Eventos de Pesquisa, Mini-Cursos e outras atividades. A proposta é termos eventos online e, quando a pandemia permitir, também realizar eventos presenciais.

Nessa atividade do nosso “Ciclo 10 anos – PPGRI/UFSC” teremos a Webinar realizada com o Professor Doutor Camilo López Burian, Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política (Faculdade de Ciências Sociais) e do Grupo de Ensino de Política e Relações Internacionais (Faculdade de Direito) da Universidade da República (Uruguai), que vai tratar do tema: “Os novos patriotas da extrema direita latino-americana: legados autoritários, suas relações com os militares e a contestação à ordem liberal internacional.”

Para acompanhar esse evento basta acessar o link do Youtube do PPGRI: https://youtu.be/T06dU6t44zU

Estão todas, todos e todes para estar conosco e debater ideias em prol de um Brasil e um mundo melhor.

Para saber mais sobre o PPGRI UFSC visite nosso site: www.ppgri.ufsc.br

Quando: terça-feira 10 de agosto, às 16h

Título:

Resumo:

As novas direitas serão analisadas a partir do conceito de “neopatriotas”, com atenção especial às especificidades dos casos latino-americanos. Por isso, serão mostradas as particularidades de suas relações com os militares e o legado histórico autoritário da região. Além disso, será abordada a ação convergente e a capacidade de coordenação dos neopatriotas na política externa, no que pode ser visto como uma prática de internacionalismo reacionário que constitui uma forma de contestação à ordem liberal internacional.

Palestrante:

Camilo López Burian é Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política (Faculdade de Ciências Sociais) e do Grupo de Ensino de Política e Relações Internacionais (Faculdade de Direito) da Universidade da República (Uruguai). E Pesquisador Nível 1 do Sistema Nacional de Pesquisadores do Uruguai, Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII). Formou-se professor de História pelo Instituto de Profesores Artigas, depois fez mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade da República (Uruguai). Seu trabalho enfoca a convergência entre Ciência Política e Relações Internacionais, com uma perspectiva histórica, abordando temas como: política externa comparada, história política, relações internacionais, e direitas e política internacional. Publicou capítulos de livros e artigos em revistas científicas da América Latina, Europa e Estados Unidos.