Coordenação de Monografia (Ciências Econômicas)


Coordenadora: Profª. Liana Bohn

Contato:

 

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA DE MONOGRAFIA –  SEMESTRE 2021.1

Prezados (as) discentes.

Seguindo a Resolução Normativa nº140/2020/CUn, de 21 de julho de 2020, fica estabelecido que, durante o calendário excepcional, as monografias serão defendidas remotamente, atendendo aos seguintes itens:

1. Período de Defesa

Tendo em vista que: a) não temos problemas de falta de espaço físico e b) estamos em um calendário acadêmico excepcional, haverá a manutenção das defesas em fluxo contínuo, iniciadas durante a paralização das atividadesAssim, durante o período em que estiver vigente o calendário acadêmico excepcional 2020.1 (31/08 a 14/12/2020), as bancas poderão ser realizadas ao longo de todo o semestre, a partir de comum acordo entre as partes envolvidas (orientando/a e o/a orientador/a), respeitando o limite máximo de 23/11 para a entrega do Formulário de Confirmação de Defesa.

Também nesse período, fica sob responsabilidade do/a orientador/a a definição da banca e a organização da defesa remota.

2.Plataforma de acesso para a defesa de Monografia: 

Fica a critério para cada orientador/a em conjunto com seu/sua orientando/a definir qual a plataforma digital a ser usada para a defesa da monografia.

3.Gravação da defesa

Tendo em vista a possível dificuldade de professores/orientadores com o formato digital, a necessidade de gravação é mais uma dificuldade para lidar em um momento já bastante conturbado. Assim, a gravação da defesa não é obrigatória.

4.Transmissão pública da defesa: 

A transmissão pública possui relação direta com a plataforma que for utilizada na defesa (algumas são facilmente acessíveis, bastando o compartilhamento do link no site do departamento – caso do Webconf, Hangouts e Google Meet – enquanto a participação aberta se torna limitada com alternativas como o Skype). Além disso, a ampla divulgação pode implicar em muitas pessoas no sistema e a dificuldade ou colapso da plataforma. Nesse sentido, fica a critério do/a orientador/a em conjunto com o/a orientando/a o formato da divulgação (se optarem por realizá-la).

Cabe destaque que, enquanto perdurar o calendário excepcional, todos os documentos referentes à Monografia deverão ser assinados digitalmente e encaminhados por e-mail para a Coordenação da Monografia.

Seguem os passos da monografia até a defesa:

 

Passo 1: Escolha do orientador 

De acordo com os temas de seu interesse, entre em contato com os professores do departamento para definir quem fará sua orientação.

Passo 2: Entrega do Contrato de Orientação de Monografia

PRAZO: (28/06/2021)

A entrega deve ser realizada por e-mail (), seguindo o prazo estipulado com base no calendário acadêmico. Enquanto as atividades forem remotas, a assinatura dos/as orientadores/as deve ser, preferencialmente, digital e, caso não seja possível, o envio de um e-mail pelo/a orientador/a atestando o vínculo serve como substituto.

Diante da retomada presencial, o aluno também poderá enviar o documento escaneado com a assinatura do/a professor/a orientador/a.

Contrato de Orientação 

Passo 3: Entrega do Formulário de Confirmação de Defesa

PRAZO (03/09/2021)

Em fluxo contínuo, o formulário deve ser encaminhado para o e-mail da coordenação de monografia com, no mínimo, 10 dias de antecedência da defesa (atentar para a nova versão do documento). O prazo final para a entrega é 03/09/2021.

O formulário deve ser entregue, por e-mail, para a coordenação de monografia dentro do prazo estabelecido. Neste documento, deve constar a assinatura dos membros sugeridos para a banca, bem como a sinalização deles com relação à preferência do recebimento do trabalho (se na forma impressa ou digital) no campo destinado às observações.

Confirmação de defesa 

Ou Entrega do Formulário de Menção I

PRAZO (03/09/2021)

Caso não esteja apto para a defesa, converse com o seu orientador para entregar o Formulário de Menção I, que também deve respeitar o prazo estabelecido. No novo modelo de formulário (a ser disponibilizado na página das coordenadorias), o discente fica ciente de que não irá se matricular novamente em Monografia no semestre seguinte e que, caso não defenda no semestre subsequente à solicitação da Menção I, será reprovado na disciplina. Nessas situações, cabe ao aluno/a ficar atento aos prazos estabelecidos e cumprir com as exigências necessárias à defesa.

Formulário Menção I

Da defesa até a entrega da versão final

Procedimentos para a defesa:

As defesas de Monografia deverão ocorrer até a data limite de 13/09/2021.

Envio da monografia para a banca

Cabe ao orientador e/ou ao orientando entregar a monografia para os avaliadores da banca em tempo hábil para leitura. Se a monografia for impressa, é possível deixá-la no escaninho do CNM ou entregar para a Secretaria desde que o/a professor/a seja docente do Departamento.

Organização da defesa de forma remota

Fica sob responsabilidade do/a orientador/a a definição da banca e a organização da defesa remota.

Plataforma de acesso para a defesa de monografia: Fica  a critério de cada orientador/a em conjunto com seu orientando/a definir qual a plataforma digital a ser usada para a defesa da monografia.

Gravação da defesa: Tendo em vista a possível dificuldade de professores/orientadores com o formato digital, a necessidade de gravação é mais uma dificuldade para lidar em um momento já bastante conturbado. Assim, a gravação da defesa não é obrigatória.

Transmissão pública da defesa: A transmissão pública possui relação direta com a plataforma que for utilizada na defesa (algumas são facilmente acessíveis, bastando o compartilhamento do link no site do departamento – caso do Webconf, Hangouts e Google Meet – enquanto a participação aberta se torna limitada com alternativas como o Skype.) Além disso, a ampla divulgação pode implicar em muitas pessoas no sistema e a dificuldade ou colapso da plataforma. Nesse sentido, fica a critério do/a orientador/a em conjunto com o/a orientando/a o formato da divulgação(se optarem por realizá-la).

Preenchimento da Ata de defesa

Para dar celeridade ao processo, cabe ao orientador e/ou ao orientando preencher os itens pertinentes da Ata de Defesa (o documento se encontra abaixo).

No dia da defesa, na Ata deverá ser registrada a situação da monografia (se aprovada ou não), a nota e as recomendações da banca examinadora,bem como as assinaturas do orientador, do aluno e dos membros participantes.

Caso o membro for externo pode utilizar a plataforma ASSINADOR

Ata de Defesa de Monografia CNM

Procedimentos pós-defesa:

Entrega da Ata de Defesa preenchida

Após a realização da defesa e antes que o trabalho seja disponibilizado no Repositório, o discente deve encaminhar para a coordenação de monografia ().

Entrega da versão final

O trabalho na sua versão final deverá ter assinatura digital do/a orientador/a em uma página específica para esse fim (disponível no template da monografia) e, após isso, deverá ser encaminhado pelo discente ao Repositório Digital da UFSC. Com a anuência da coordenação de monografia, a Secretaria do departamento fará o lançamento da nota no sistema.

Instruções para a versão final

ATENÇÃO: fazer dentro do prazo estabelecido!

1.Siga o novo template da Monografia

As normas gerais para deixar a monografia adequada aos padrões da UFSC estão disponíveis em http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/. Fique atento apenas às páginas iniciais, para que elas sigam o template abaixo (em que consta a folha para a assinatura digital do orientador).

 Novo template para o TCC

2.Insira, na versão final, a ficha catalográfica.

Para isso, acesse http://ficha.bu.ufsc.br/

3.Após normalizar o trabalho de acordo com as regras e de ele já ter a ficha catalográfica, envie ao orientador para que ele assine digitalmente a página 4 do novo template.

Informações sobre a assinatura digital: https://e.ufsc.br/ajuda/como-assinar-um-documento-pdf-digitalmente-usando-o-siscd-online/

4.Com o arquivo em PDF já assinado, fazer o envio do documento ao Repositório Institucional da UFSC (https://repositorio.ufsc.br/).

Os passos para o envio estão disponíveis em https://www.repositorio.ufsc.br/manuais/ e no Manual de Submissão de TCC .

A inserção do documento no Repositório Digital deverá ser realizada pelo estudante até o dia 17/09/2021.

5.Após o envio da versão final no repositório, o arquivo será chancelado pela coordenação de monografia. A partir disso, é feito o lançamento da nota.

Mediante a avaliação do cumprimento das exigências para a entrega da versão final, a Coordenação de Monografia fará o aceite e a inserção das notas no sistema, respeitando o prazo de 30/09/2021.

 

Instruções, Normas e Procedimentos Gerais para elaboração da Monografia

Áreas de Orientação dos professores do CNM  

Regulamento Interno de Monografia de Economia   

Resolução Normativa  Nº126/2019/CUn – Dispõe sobre a obrigatoriedade do depósito dos TCCs no Repositório Institucional da UFSC

Procedimentos para elaboração da monografia     

Procedimentos para elaboração do projeto   

Novo template para o TCC 

 


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