Coordenação de Monografia (Relações Internacionais)

Comunicado – Monografias

Prezados(as) prezados discentes,

Espero que estejam bem, na medida do possível, e com muita saúde.

Escrevemos para lhes comunicar sobre a alteração que foi feita por parte das coordenadorias de monografias dos cursos de Economia e Relações Internacionais em relação aos prazos de defesa de monografia.

As coordenadoras Camila Vidal (coordenadora de monografia do curso de Relações Internacionais) e Liana Bohn (coordenadora de monografia do curso de Economia) optamos inicialmente por manter os prazos iniciais tanto de entrega de formulário, quanto de solicitação de Menção I e datas de defesa; haja vista que não há ainda deliberação de ajuste ou de reestruturação de calendário por parte das instâncias superiores.

Entretanto, como esses prazos já estão se aproximando, resolvemos adotar as seguintes medidas:

1)    Excepcionalmente durante o período de paralisação das atividades de ensino, as bancas poderão ser feitas remotamente e em fluxo contínuo. Assim, o/a estudante que terminar seu TCC e, em comum acordo com seu/sua orientador(a) optar por defender, vai poder fazê-lo. Fica, nesses casos, sob responsabilidade do orientador a definição da banca e a organização da defesa remota.

2)    Aqueles que optarem por defender nesse período deverão entregar o formulário de confirmação de defesa para a coordenação de monografia do seu curso com, no mínimo,10 dias de antecedência da data prevista para a defesa.

3)    Os/as alunos/as que optarem por aguardar o retorno das atividades e seguir normalmente os prazos, devem ficar atentos às novas datas que serão estabelecidas quando houver a reestruturação do calendário acadêmico da UFSC – isso inclui a solicitação de Menção I.

Coordenador: Profª. Camila Feix Vidal

Contato: monografia.ri@contato.ufsc.br//Fone: 3721.6657

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA DE MONOGRAFIA –  SEMESTRE 2020.1

1) Entrega do Contrato de Orientação de Monografia: Encaminhar o contrato de monografia assinado pelo orientador  para o e-mail da Coordenação de Monografia de Relações Internacionais (monografia.ri@contato.ufsc.br) até o dia 26/03/2020.

2) Entrega do Formulário de Confirmação de Defesa: Encaminhar o formulário de confirmação de defesa, assinado pelo orientador e pelos membros da banca, para o e-mail da Coordenação de Monografia de Relações Internacionais (monografia.ri@contato.ufsc.br) até o dia 17/06/2020.

2.1) Entrega do Requerimento de Menção I: Encaminhar o requerimento de menção I, assinado pelo requerente e pelo orientador, para o e-mail da Coordenação de Monografia de Relações Internacionais (monografia.ri@contato.ufsc.br) até o dia 17/06/2020.

3) Entrega da Monografia: Entregar na Secretaria do Departamento de Economia e Relações Internacionais até o dia 24/06/2020 – 03 cópias da monografia em espiral;

4) Defesas:  06 e 07 de Julho

5) Entrega da Versão em PDF para o orientador: Após as eventuais correções solicitadas pela banca, o aluno deve encaminhar a versão final da monografia em PDF para o seu orientador, constando a nota atribuída e o nome dos componentes da banca, conforme modelo constante em (procedimentos para elaboração da monografia), relacionado abaixo. O professor orientador será responsável por encaminhar a versão final da monografia em PDF até o dia 16/07/2020 para o e-mail da Coordenação de Monografia de Relações Internacionais (monografia.ri@contato.ufsc.br) para que a nota seja digitada no sistema.

*Caso não seja encaminhada a versão final da monografia em PDF para o e-mail da Coordenação de Monografia de Relações Internacionais até o dia 16/07/2020, o aluno receberá a nota 0,0 (FI).

Áreas de orientação dos professores do CNM

Regulamento Interno de Monografia de Relações Internacionais

Resolução Normativa  Nº126/2019/CUn – Dispõe sobre a obrigatoriedade do depósito dos TCCs no Repositório Institucional da UFSC

Procedimentos para elaboração da monografia