Orientações Gerais para as Monografias: Calendário Excepcional – 2020.2

26/01/2021 12:57

Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn

Art. 20. A coordenadoria de TCC do curso, e, na ausência desta, a coordenação do curso, deverá definir o protocolo (gravação, disponibilização, transmissão, ata de registro, armazenamento, assinatura digital de documentos, certificação etc.) de organização das defesas não presenciais dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), sem prejuízo aos estudantes.

Parágrafo único. A ata da defesa deverá ser assinada digitalmente pelo presidente da banca, pelo estudante e pelos membros internos da UFSC.

Seguindo a Resolução Normativa nº140/2020/CUn, de 21 de julho de 2020, fica estabelecido que, durante o calendário excepcional, as monografias serão defendidas remotamente, atendendo aos seguintes itens:

1-Período de Defesa

Tendo em vista que: a) não temos problemas de falta de espaço físico e b) estamos em um calendário acadêmico excepcional, as defesas continuarão em fluxo contínuo. Assim, durante o período em que estiver vigente o calendário acadêmico excepcional, as bancas poderão ser realizadas ao longo de todo o semestre a partir de comum acordo entre as partes envolvidas (orientando/a e o/a orientador/a), respeitando o limite máximo de 04/05 para a entrega do Formulário de Confirmação de Defesa.

Também nesse período, fica sob responsabilidade do/a orientador/a a definição da banca e a organização da defesa remota.

2-Plataforma de acesso para a defesa de Monografia:

Fica a critério para cada orientador/a em conjunto com seu/sua orientando/a definir qual a plataforma digital a ser usada para a defesa da monografia.

3-Gravação da defesa

Tendo em vista a possível dificuldade de professores/orientadores com o formato digital, a necessidade de gravação é mais uma dificuldade para lidar em um momento já bastante conturbado. Assim, a gravação da defesa não é obrigatória.

4-Transmissão pública da defesa:

A transmissão pública possui relação direta com a plataforma que for utilizada na defesa (algumas são facilmente acessíveis, bastando o compartilhamento do link no site do departamento – caso do Webconf, Hangouts e Google Meet – enquanto a participação aberta se torna limitada com alternativas como o Skype). Além disso, a ampla divulgação pode implicar em muitas pessoas no sistema e a dificuldade ou colapso da plataforma. Nesse sentido, fica a critério do/a orientador/a em conjunto com o/a orientando/a o formato da divulgação (se optarem por realizá-la).

5-Prazos e documentos exigidos para a defesa

Contrato de Monografia

Formulário preenchido e assinado informando a orientação. Prazo para envio 19/02/2021.

Formulário de Confirmação de Defesa

Em fluxo contínuo, o formulário deve ser encaminhado para o e-mail da coordenação de monografia com, no mínimo, 10 dias de antecedência da defesa (atentar para a nova versão do documento).

O prazo final para a entrega é 04/05/2021.

Formulário Solicitação de Menção I

O prazo final para a entrega é 04/05/2021.

Data limite de Defesa da Monografia

As defesas de Monografia deverão ocorrer até a data limite de 11/05/2021.

Inserção da Monografia no Repositório Digital

A partir das novas diretrizes acerca da formatação de Monografia, a inserção do documento no Repositório Digital deverá ser realizada pelo estudante até o dia 14/05/2021.

Aceite no Repositório Digital

Mediante a avaliação do cumprimento das exigências para a entrega da versão final, a Coordenação de Monografia fará o aceite e a inserção das notas no sistema, respeitando o prazo de 20/05/2021, data para lançamento das notas.

Cabe destaque que, enquanto perdurar o calendário excepcional, todos os documentos referentes à Monografia deverão ser assinados digitalmente e encaminhados por e-mail para a Coordenação da Monografia.

Por fim, as notas serão inseridas no sistema no final do semestre, como é o fluxo normal das disciplinas. Entretanto, caso o/a estudante precise que sua nota seja lançada no sistema tão logo inserir a monografia no repositório digital para fins de formatura, é preciso solicitar à coordenação de monografia essa inserção antecipada.

Calendário da Disciplina de Monografia – Semestre 2020.2

Entrega do Contrato de Monografia: Data Limite (19/02/2021)

Entrega da Confirmação de Defesa OU Menção I: Data Limite (04/05/2021)

Defesa de Monografia: Data Limite (11/05/2021)

Submissão da Versão Final no Repositório UFSC: Data Limite (14/05/2021)

Lançamento das notas: Data Limite (20/05/2021)

Florianópolis, 26 janeiro de 2021.

Camila Vidal (Coordenadora de Monografia – Relações Internacionais)

Liana Bohn (Coordenadora de Monografia – Economia)