NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO CNM

18/10/2013 08:53

professora Juliana Viggiano esteve em Bogotá, Colômbia, entre os dias 15 e 28 de setembro para participar do 7 Encontro da Associação Latino-Americano de Ciência Política (ALACIP) e realizar pesquisa de campo para o avanço do projeto que está desenvolvendo na UFSC sobre a instituição nacional de direitos humanos colombiana, a Defensoría del Pueblo. Apresentou na ALACIP o trabalho intitulado “A relevância da dimensão internacional para a relação estado-sociedade: um estudo da Defensoría del Pueblo da Colômbia”, e realizou um total de 16 entrevistas qualitativas e a coleta de diversos documentos.

professor Nildo Ouriques participou como conferencista na II Jornada de Pensamiento Crítico para el Cambio Social, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro na Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina. A conferência foi titulada como “Proyectos de desarrollo en disputa en América Latina”. De 9 a 11 de outubro, o professor Nildo também esteve no VI Congreso Internacional de Economía Ética, realizado na Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colombia, onde proferiu a conferência “La crisis del desarrollismo en América Latina”. Ainda no mês de outubro, o professor proferiu a palestra “Desenvolvimentismo e dependência na América Latina”, em conferência do Grupo de Trabalho da Teoria Marxista da Dependência da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), realizada na Escola Nacional Florestan Fernandes, em São Paulo.

professora Karine de Souza Silva esteve no Moçambique, no mês de outubro, como professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Técnica do Moçambique, localizada na capital Maputo. Durante a viagem, a professora também visitou a Embaixada Brasileira no país.