3ª edição da Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio (SiEM)

08/05/2013 19:55

O SiEM,  “Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio”:  é um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais que busca trazer os alunos da rede de Ensino Médio de Florianópolis para dentro do Campus da UFSC para que eles possam vivenciar, como delegado representante de um país, as reuniões organizadas nos moldes das realizadas oficialmente nas Nações Unidas. O projeto tem sido muito bem aceito pelas escolas e a procura de escolas interessadas em participar do projeto aumentou muito de um ano para o outro. O projeto oferece possibilidades para que os alunos do ensino médio possam estudar atualidades, história, geografia, política e economia de uma forma mais interessante. Além disso, possibilita que eles possam conhecer  o campus universitário, uma vez que muitos prestarão vestibular em breve.

Os alunos do curso de Relações Internacionais oferecem todo o apoio às escolas de ensino médio que desejam participar. Primeiramente, eles elaboram o guia de estudo que servirá de apoio para as escolas. No guia, os temas escolhidos para os debates são abordados e contextualizados, assim como são explicados o posicionamento de cada país em relação a cada um dos temas  levantados. Os alunos elaboram também um guia com as regras da simulação. Dessa forma, o SiEM é um projeto de extensão que exige dos alunos do curso de graduação em RI  muito estudo para a elaboração dos guias. É a possibilidade dos nossos alunos oferecerem à sociedade um pouco do que aprenderam com seus estudos em sala de aula. Além disso, os nossos alunos oferecem apoio presencial às escolas participantes do SiEM, através de visitas nas escolas para auxiliar na elaboração dos documentos, discursos e resoluções.  Existe sempre um grupo de pelo menos três estudantes do curso responsável por cada escola. O número de visitas depende de cada escola: algumas pedem apenas duas ou três visitas, outras pedem mais.  Finalmente, os alunos do curso oferecem apoio através de grupos em redes sociais on-line para contato direto com os alunos que os procuram para tirar dúvidas diretamente.