3º Seminário do Necat realizado nesta segunda-feira (04/11)

13/11/2013 16:26

O 3º Seminário do Necat realizado nesta segunda-feira (04/11), teve como convidado o pesquisador Alcides Goularti Filho, professor da Unesc de Criciúma, autor do clássico “Formação Econômica de Santa Catarina”.

O mini auditório de economia ficou repleto, e contou com grande participação de professores e estudantes de diversos Centros da UFSC, bem como do público externo, demonstrando a importância fundamental de um núcleo de estudos da socioeconomia de catarinense, possibilitando ir para além das salas de aula.

Foi uma excelente oportunidade para debater os resultados das pesquisas do autor sobre as dinâmicas do desenvolvimento regional e as peculiaridades locais.

Na sua fala Goularti Filho descortina sua visão sobre a vida e o cotidiano dos portos, das ferrovias e das rodovias na formação histórica da socioeconomia catarinense. Recupera a trajetória histórica dos sistemas de transporte, aspectos da infraestrutura econômica do século XIX ao XX, destacando que os portos e a malha ferroviária tiveram seu surgimento associado à ocupação, demarcação e povoamento do território de Santa Catarina.

Os temas principais da exposição envolveu as estratégias de desenvolvimento regional relacionadas com a construção e duplicação de rodovias, reestruturação dos portos e do modelo das ferrovias.

Estes temas foram extensamente relatados no livro “Portos, Ferrovias e Navegação em Santa Catarina”, lançado pela Editora da UFSC na sequência do seminário, e contou com a presença do Diretor Executivo da editora, Fabio Lopes da Silva.

O livro explora a memória histórica dos diversos portos de Santa Catarina, desde a antiga Desterro (e os projetos alternativos à Desterro, como os da Ilha de Anhatomirim e do Maciambu), até os portos de Imbituba, Laguna, Itajaí, Navegantes Itapoá e São Francisco do Sul. Goularti Filho também dá ênfase à malha ferroviária de Santa Catarina que interligava as diversas regiões, como as do Vale do Itajaí, e dois grandes troncos, a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina que historicamente transportou a produção de carvão, e a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande que transportou madeira e a produção pecuária, interligando estas com outras regiões do Brasil.

Hoje, as microrregiões de Santa Catarina estão mais integradas com a economia nacional através destes troncos ferroviários e das malhas rodoviárias, e exporta suas mercadorias através dos seus principais portos, Itajaí e São Francisco do Sul..