NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE PARTICPAÇÃO DE PROFESSORES DO CNM

24/06/2013 09:00

Em início de 2013, a Editora Boitempo – uma das principais a publicar o pensamento crítico no Brasil – lançou o livro “Bazar da Dívida Externa Brasileira” de autoria do Prof. Rabah Benakouche. A obra, cuja orelha foi assinada por Tania Bacelar de Araújo, também foi assunto de resenha publicada no jornal Valor Econômico, em 16 de Abril, de autoria de Edson Pinto de Almeida.

O Prof. Marcelo Arend participou como palestrante convidado do seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Brasileiro”, ocorrido em Abril de 2013 em Campinas. O professor foi membro da mesa “Indústria e Estrutura Produtiva”, coordenada pelo jornalista Luis Nassif.

O Prof. Nildo Ouriques participou como convidado pelo Secretario Geral da UNASUR, Sr. Alí Rodriguez, na “Conferencia de la Unión de Naciones Suramericanas sobre recursos naturales para un desarrollo integral de la región” na qualidade de presidente da mesa de abertura do evento, realizada em Caracas, entre os dias 27 e 30 de maio. A conferencia contou com a presença de representação oficial de todos os países membros e também com um grupo de intelectuais latino-americanos na condição de convidados e comentaristas e expositores. Além disso, o professor concluiu, na primeira semana de junho, o curso de 30 horas ministrado na Universidad Popular Madres de la Plaza de Mayo na cidade de Buenos Aires, Argentina, sobre o tema “Desarrollo capitalista en Brasil y el pensamiento crítico latino-americano”, oportunidade na qual analisou as transformações ocorridas no país a partir da implantação do Plano Real (1994).

Em Maio de 2013, ocorreu na UFSC o VIII Forum da World Association for Political Economy, tendo os Profs. Lauro Mattei e Nildo Ouriques na comissão organizadora. O evento teve grande participação internacional. Entre os trabalhos apresentados, esteve “A Challenge to Global Inequalities?: BRICS, Capitalism and Intellectual Property in the 21st Century” de autoria do Prof. Felipe Amin Filomeno.

A Revista NECAT, do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, acaba de receber o ISSN emitido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. A Revista, que tem os Profs. Lauro Mattei e Valdir Alvim como editores, é uma publicação eletrônica semestral (http://necat.ufsc.br/revista/) criada no âmbito do Departamento de Economia e Relações Internacionais. A publicação já conta com dois volumes publicados e está disponível no site da Incubadora de Periódicos da Ufsc http://www.incubadora.ufsc.br/.